Com o calor chegando, é sempre importante garantir que seu pet esteja confortável e seguro. Ao contrário dos humanos, os pets não conseguem regular a temperatura do corpo com facilidade. Assim, a exposição ao calor excessivo pode causar hipertermia, também conhecida como insolação, que ocorre quando a temperatura corporal do animal eleva-se acima de 41°C (a temperatura normal é em torno de 39,3 a 39,5°C). Isso aumenta o risco de falência múltipla de órgãos e, consequentemente, pode levar ao óbito.
Assegurar uma hidratação correta e oferecer banhos refrescantes, são algumas opções que protegem os pets de desconfortos, alergias e possíveis estresses durante os dias mais quentes. Para te ajudar separamos 5 dicas de cuidados que você deve ter com seu pet nessa época do ano:
🤎 Mantenha seu pet em locais frescos
Mantenha seu pet em locais frescos e ventilados para que ele possa regular a temperatura corporal com mais facilidade. Deixar os pets em ambientes abafados e sem circulação de ar aumenta o risco de hipertermia. Se possível, utilize ventiladores para manter a circulação do ar. Outra opção é o ar condicionado, mas garanta que ele não esteja direcionado diretamente para o pet, para evitar desconfortos.
🤎 Escolha os horários mais frescos para os passeios
Evite passear com seu pet entre 10h e 16h, pois é quando ocorre a maior incidência de radiação UVB, que pode causar câncer de pele tanto em humanos quanto em pets. Além disso, sair em horários muito quentes pode provocar queimaduras nas patas devido à temperatura do asfalto e, em casos extremos, aumentar o risco de câncer de pele.
🤎 Garanta sombra e água fresca
Para aliviar o calor do pet durante viagens, passeios na rua e até mesmo em casa, é importante que ele tenha acesso a sombra e áreas frescas. Mantenha as janelas do ambiente abertas para promover a circulação de ar. Na praia, deixe o cão sob um guarda-sol.
Em qualquer situação, lembre-se de manter um bebedouro sempre cheio e ao alcance do pet. Uma dica é adicionar pedrinhas de gelo ao recipiente, para que a água se mantenha fresca e agradável por mais tempo.
🤎 Mantenha a vacinação e vermifugação do seu pet em dia
Em tempos mais quentes é comum que os tutores passeiem mais com os cães, levando-os para parques e praias, aumentando o contato com outros animais. E é aí que você deve tomar cuidado, pois quanto maior a proximidade com outros pets, maiores as chances de contrair doenças e parasitas.
Por isso não se esqueça de manter a carteira de vacinação do seu pet em dia. Além dos remédios contra vermes, pulgas e carrapatos.
🤎 Passe filtro solar para cachorros antes de sair
Como mencionado anteriormente, os animais também podem desenvolver câncer de pele e devem se proteger do sol com protetor solar. Use um filtro solar específico para pets, especialmente para aqueles com pelo mais curto, pelagem branca e mucosas claras. Aplique o produto antes de expor o pet ao sol, focando nas áreas mais desprovidas de pelos, como próximo aos olhos, orelhas e focinho. Não se esqueça de aplicar também no abdômen, pois isso ajuda a reduzir dermatites e queimaduras.
Ao seguir essas dicas simples, é possível ajudar a proteger o pet de desconfortos e problemas de saúde relacionados ao calor. É importante estar sempre atento às necessidades do pet e ajustar os cuidados conforme necessário. Com um pouco de atenção e precaução, é possível proporcionar um ambiente seguro e agradável, permitindo que ambos aproveitem ao máximo a estação. Cuide bem do seu pet e aproveite momentos de calor, segurança e conforto!
A Bendog é uma marca autoral de produtos para pets focados em cachorros e gatos. Aqui você encontra uma linha completa de acessórios para pet como: roupinhas pet, camas confortáveis, linha de higiene vegana, bandanas estilosas e muito mais. Você que ama pet, encontrou a sua marca!